Menu

  • Grupo
    • Direção
    • Elenco
  • Novidades
  • Responsabilidade Social
  • Patrocine
  • Repertório
    • A Roupa Nova do Rei
    • Glória
    • A Bela e a Fera
    • Graça
    • A Falecida
    • Fortuna
    • Cinderela
    • Amor
    • Reino 2
    • Reino
    • Frisante
    • Rapunzel
    • A Serpente
    • Boca de Ouro
    • Dorotéia
    • Viúva, porém honesta
    • Auto da Barca do Inferno
    • Viva Artur Azevedo
  • Críticas
  • Contato

grupogattu

grupogattu
Hoje é Dia do Livro! Para comemorar recomendamos Hoje é Dia do Livro! Para comemorar recomendamos a leitura dos 8 livros da dramaturga Eloisa Vitz, já encenados pelo Grupo Gattu. São os infantis: “Rapunzel”, “Cinderela” e “Bela e a Fera”. As comédias: “Reino” e “Reino 2”. E a tetralogia filosófica: “Amor”, “Fortuna”, “Graça” e “Glória”!
Ler é viver uma aventura! É um mergulho de cabeça na imaginação! Compartilhe conosco dessa alegria!!
Para adquirí-los entre em contato nas nossas redes sociais ou pelo telefone (11)3791.2023 
@eloisavitz 
#grupogattu20anos #grupogattu #teatrodosol #diadolivri
O Teatro Alfredo Mesquita é um espaço adoráv O Teatro Alfredo Mesquita é um espaço adorável e que é nosso vizinho e irmão da região de Santana. Lá realizamos as bem sucedidas temporadas de “Fortuna” (com texto e direção de Eloísa Vitz) em 2017, “Boca de Ouro” e “A Serpente” (ambas com texto de Nelson Rodrigues e também dirigidas por Vitz, a mulher que mais dirigiu espetáculos deste autor no país) dentro do Festival Agosto Cem Nelson, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura em 2012, em comemoração ao centenário de nascimento de Nelson Rodrigues.
Nossa vivência neste teatro foi uma experiência deliciosa! Um local tão bem administrado, com uma equipe competente e acolhedora! A sala de espetáculos bem equipada, aconchegante e os camarins um primor. Enfim, uma preciosidade!
O Teatro Alfredo Mesquita foi inaugurado no dia 1 de dezembro de 1988 e é uma homenagem póstuma ao fundador da Escola de Arte Dramática (EAD) Alfredo Mesquita. Este também é outro vínculo que temos com o lugar, pois Eloisa Vitz, dramaturga, atriz, diretora e fundadora do Grupo Gattu foi aluna desta que é  uma das melhores (se não a melhor) escolas de formação de atores do Brasil! 
Aproveitamos este post para mandar um abraço aos nossos amigos e irmãos, representados aqui por @niltinhobicudo um homem de teatro com multitalentos e que admiramos muito! Enfim, todos os queridos que formam essa equipe maravilhosa no Teatro Alfredo Mesquita e agradecer pela acolhida, a competência e parceria!
#grupogattu20anos #grupogattu #teatroalfredomesquita #teatrodosol #teatro
Feliz dias dos Professores! @miriam_jardim_ @jtn.n Feliz dias dos Professores! @miriam_jardim_ @jtn.nunes 
#grupogattu20anos #teatrodosol #grupogattu
Sempre iniciamos nossos ensaios com uma leitura. A Sempre iniciamos nossos ensaios com uma leitura. A dramaturga, atriz, diretora e fundadora do Grupo Gattu Eloísa Vitz @eloisavitz é apaixonada por literatura e nos contagiou ainda mais com seu amor pelos livros e seus autores. Hoje falaremos de Ferreira Gullar que é um grande escritor e uma grande referência para nós do Grupo Gattu. É considerado um dos mais importantes poetas brasileiros. Consagrou-se na busca do aperfeiçoamento da própria voz literária e colabora com nossa pesquisa de desenvolvimento de uma linguagem autêntica, sensível, de diálogo direto com o público que seja ao mesmo tempo acessível, de excelência artística e contundente. 
Ferreira Gullar define que a poesia é um modo de inventar a vida. Para ele, o poema é algo que as circunstâncias determinam e que surge a partir de uma descoberta inesperada. Esta definição para nós é também um caminho para transformar a cena em algo vivo, surpreendente e cheio de frescor – trazendo a vida para nossos adorados personagens. 
Poeta, crítico de arte, biógrafo e ensaísta, publicou dezenas de livros. Foi agraciado com  o Prêmio Luís de Camões, o Prêmio Jabuti e desde 2014 é membro na Academia Brasileira de Letras.
A obra de Ferreira Gullar é apaixonante e por ela somos apaixonados! Abaixo um trecho do poema “Detrás do Rosto”:

Você vai rir se lhe disser
que estou cheio de flor e passarinho
que nada
do que amei na vida se acabou:
e mal consigo andar
tanto isso pesa.
(...)
Só disponho de meu corpo
para operar o milagre
esse milagre
que a vida traz
e záz
dissipa às gargalhadas.

#grupogattu20anos #teatrodosol #grupogattu #ferreiragullar
“A Amizade é a coisa mais maneira que tem. Quem “A Amizade é a coisa mais maneira que tem. Quem tem amigos, tem tudo!”

(Trecho do livro Cinderela de @eloisavitz ) 

☀️🍭🍫🍩🍬🍰🍪🍿🧁🍦🍯 

Feliz dia das Crianças! 
E que em breve possamos estar no Teatro do Sol juntinhos novamente! 
 
#teatrodosol #crianças #teatro #sp #brasil @grupogattu #20anosgrupogattu
✨Quartas Inspiradas ✨ Hilda Hilst é uma grand ✨Quartas Inspiradas ✨
Hilda Hilst é uma grande inspiração para o Grupo Gattu. A escritora ficou especialmente conhecida pelos seus versos apaixonados. E essa paixão que ela tanto coloca em suas obras nós transportamos para o palco de forma a fazer do teatro uma poesia viva. 
Hilda foi poeta, ficcionista, cronista, dramaturga e uma grande artesã da palavra, extraindo beleza de cada letra, sendo capaz de expressar toda a vastidão da alma humana. É considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa. Esta admirável mulher é uma grande referência para o Grupo Gattu - dirigido por outra mulher maravilhosa, a multitalentos Eloísa Vitz. 
Hilst formou-se em Direito e, a partir de 1954, passou a se dedicar exclusivamente à literatura. Outro ponto de convergência entre a poeta e o Grupo Gattu é que em 1965, mudou-se para a Casa do Sol, em Campinas, onde mergulhou de vez no universo das palavras. Ela viveu na Casa do Sol, e nós habitamos nosso amado Teatro do Sol.
Provocadora, questionadora, de um delicioso humor mordaz, autora de prosa e poesia, Hilda sempre nos acompanha em nossos espetáculos, nos sensibilizando e nutrindo de poesia, desejo e dedicação para fazer das nossas obras inovadoras, inventivas, cheias de humor, amor e de delicadeza contundente.
Para finalizar um pequeno poema de Hilda para demonstrar a força e potência de sua obra: 
“Quem és? Perguntei ao desejo.
Respondeu: lava. Depois pó. Depois nada”

#grupogattuteatro #grupogattu20anos #teatrodosol #eloisavitz
Da série parceiros incríveis hoje falaremos da Da série parceiros incríveis hoje falaremos da personificação da alegria e do entusiasmo, ele o mito, o gigante, o bravo... Lucas Laurentino  @laurentinolucas 
Formado em Produção de Áudio Visual pela Unip , trabalha na Televisão desde 2007
Ele dá um show de audiência, não há  quem não se encante com o seu alto astral e energia contagiante. 
Atualmente esbanja sua excelência na CNN como Coordenador de Programação.
Apaixonado por jornalismo, principalmente o esportivo, aliás esporte é com ele mesmo! 
Se comparado à uma partida de futebol podemos dizer que Lucas é o Capitão que cativa , o narrador que faz você perder o fôlego, a torcida mais entusiasmada do universo, Lucas é a taça da copa do mundo .
E nós temos a honra de tê-lo irradiando seu brilhantismo dourado que tanto versa com o nosso Sol.
Cervejeiro , Companheiro sempre presente , ele é o nosso Presente!
Já chega colaborando , buscando ou levando um jornalista ou um crítico, servindo uma espumante, um cafezinho...
Divertido, alegre, sempre sorrindo 
Dançando e celebrando com a gente 
Nos incentiva e está sempre conosco
Nosso amigo iluminado, nosso menino dourado.
Estamos cheios de saudades , te amamos! @grupogattu @eloisavitz #20anosgrupogattu
Teatro Artur Azevedo é localizado no bairro da Mo Teatro Artur Azevedo é localizado no bairro da Mooca, zona leste da cidade de São Paulo onde em setembro de 2018 realizamos uma bem sucedida temporada do espetáculo "A Falecida" de Nelson Rodrigues, com direção de Eloisa Vitz, mulher que mais dirigiu espetáculos deste autor no país. 
Tivemos uma vivência adorável por lá, onde TODAS as sessões durante a temporada tiveram os ingressos esgotados!
Inaugurado em 1952 e tombado pelo CONPRESP em 1992, este por ser um representante significativo da arquitetura paulistana da década de 1950.
Seu nome homenageia o poeta e dramaturgo Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo, autor que também admiramos demais e temos uma extensa pesquisa dentro do Projeto "Viva Artur Azevedo" com a realização de estudo teórico, prático e uma série de palestras que tratam sobre sua vida e obra. Para conhecer mais este projeto, visite o Canal do Grupo Gattu no youtube. Eloisa Vitz @eloisavitz #teatrodosol #20anosgrupogattu
✨Quartas Inspiradas✨ Pina Bausch, a renomada c ✨Quartas Inspiradas✨
Pina Bausch, a renomada coreógrafa e bailarina alemã é uma grande referência para o Grupo Gattu. Conhecida mundialmente por ser fundamental na dança contemporânea e para expressividade nas artes da cena, Pina Bausch, assim como o Grupo Gattu, sempre esteve investigando a excelência artística associada à uma linguagem inovadora. E ambos grupos dirigidos por MULHERES!
Desenvolveu (como nós) um trabalho de continuidade retratando o universo humano nos seus mais diversos aspectos realizada através de uma pesquisa inovadora, repleta de poesia e embuída de verdade.
Pina sempre buscou retratar estados emocionais primitivos do ser humano, inspirando-se nos movimentos presentes nas artes plásticas e no cinema. As obras do Grupo Gattu também partem dessas referências  de todos os universos das artes. 
O Grupo Gattu e o grupo de bailarinos-intérpretes de Pina são compostos de pessoas que representam um verdadeiro mosaico de singularidades. E essa é mais uma das formas de dialogar diretamente com o público! Amamos Pina Bausch e seu trabalho! Este post é também uma homenagem a essa fantástica artista que tanto colabora com a nossa pesquisa! Evoé! ✨
Da série parceiros incríveis... Hoje o nosso pos Da série parceiros incríveis...
Hoje o nosso post cheio de amor vai para ela , a Divina ,Divertida, Dinâmica, Distinta,"Dilícia" ,"Dimais", a nossa Di di di di diê :
Diomar Félix , o nome dessa Deusa é de origem germânica e significa aquela que é "famosa", "popular" , podemos acrescentar  cheia de brilho por natureza, ela é pura luz.
Nossa amiga e parceira há quase 20 anos , dona de um sorriso contagiante e uma alegria arrebatadora digna de rainha de escola de samba .
Conhecida por sua doçura e atenção Di é uma fortaleza de mulher!
Quando ela chega no Teatro do Sol tudo fica mais reluzente e ela com seu charme acolhe conosco nosso público!
Sempre presente compartilhando conosco sua energia positiva e o seu carinho aconchegante .
Um encanto em nossas vidas.
Quantas saudades !!!
Obrigada por ser essa parceira e nos brindar com a sua encantadora existência!
Te amamos! ❤️
Desejamos à todos uma boa semana !!! Estamos che Desejamos à todos uma boa semana !!!
Estamos cheios de saudades, vai passar e resurgiremos mais fortes do que nunca ! Voz @vidottolaura poema @liliperes0104 @grupogattu @eloisavitz 

#teatrodosol
#grupogattu20anos
Teatro do Sol foi idealizado pelo Grupo Gattu e ge Teatro do Sol foi idealizado pelo Grupo Gattu e gerido por nós desde 2013. Antes uma escola de yoga, o espaço locado foi construído passo a passo para abrigar uma encantadora sala de espetáculos. Cada melhoria foi fruto de muito empenho, paixão e constância do Grupo Gattu e só puderam ser feitas através da gestão da atriz, diretora e dramaturga Eloísa Vitz, fundadora e diretora do grupo. Seguimos zelando, equipando quando possível e olhando para esse espaço de trocas artísticas com todo carinho. 
Hoje contamos com uma plateia aconchegante, um charmoso foyer, camarim para até 9 pessoas e um palco equipado através de muito comprometimento e resistência para trazer a excelência artística que o público tanto merece. 
Esse encanto de Teatro é tão vocacionado em seu talento que foi, inclusive, indicado ao 30º Prêmio Shell na categoria Inovação graças ao trabalho do Grupo Gattu de constante atividade artística em diálogo direto com a plateia da Zona Norte de São Paulo! E nos encheu (e ainda nos enche) de orgulho! 
O Teatro do Sol é adaptado para receber os diferentes perfis públicos (crianças, jovens, adultos e idosos). Empenhados com nossa responsabilidade social recebemos, além do público espontâneo regular, pessoas em vulnerabilidade social. Temos também uma cadeira que permite o acesso a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida e banheiro com barras de acesso. Fazemos sessões dos espetáculos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas. E somos um dos poucos (senão único) teatros que contam ainda com uma maquete tátil para que o público cego possa conhecer cada detalhe dessa adorável sala de espetáculos. Isso para fazer sempre o melhor para vocês, nosso amado público! Pois amamos arte e cultura e fazemos teatro para todos!
Venha nos visitar quando tudo isso passar! Como sempre será uma alegria receber vocês! ✨#teatrodosol #20anosgrupogattu
Quartas feiras inspiradas ✨ Ariane Mnouchkine e Quartas feiras inspiradas ✨
Ariane Mnouchkine e seu Theatre du Soleil são uma grande inspiração para o Grupo Gattu. Eles, assim como nós, são um grupo de teatro de caráter continuado e com uma pesquisa sólida em artes cênicas. E também são dirigidos por uma mulher! 
E as proximidades continuam! Nosso Teatro do Sol ganhou esse nome porque em uma de suas janelas temos uma incidência de luz solar que é quase como um foco de luz natural. E o Theatre du Soleil, fundado em 1964 em uma antiga fábrica de munições, também aproveitava da luz do Sol em suas encenações. E ambos coletivos de artistas trabalham para trazer para o público o que existe de melhor no Teatro!
E como é lindo vê-los recepcionando a plateia. Assim como fazem nossos irmãos franceses recebemos você, nosso amado público, com um sorriso no rosto, um cafezinho e a certeza de que é um visitante muito querido nosso! 
Sobre isso Ariane Mnouuckine diz: “O Teatro é feito de encontros. Há momentos em que você precisa ser guiado e há momentos em que você deve guiar. O que comove é quando o ator por um momento promove o verdadeiro encontro entre a verdade e a poesia”.
Por isso, quando as portas do Teatro do Sol estiverem novamente abertas, estaremos aguardando vocês também de braços abertos, para vivermos nossos encontros com mais momentos teatrais, onde a verdade dá às mãos a poesia!
Da série parceiros incríveis... Nossa homenage Da série parceiros incríveis...
Nossa homenagem de hoje vai para a Bióloga Marcela Cozatti
Formada em Ciências  Biológicas na Instituição de Ensino Universidade São Judas Tadeu USJT . Especialista em pássaros e amante da natureza.
É nossa amiga e parceira há mais de 10 anos , sempre adorável e iluminada.
Ma, Mama, Menina Marcela é quem segura nossa mão na estreia e diz que vai dar tudo certo , dona de um sorriso astuto e olhos sempre atentos.
Uma menina mulher cheia de vida e alegria, uma mulher incrível que traz em sua essência a inteligência, sagacidade , humanidade, proatividade e a fortaleza de quem veio nesse mundo para somar , construir e ir além sempre!
Que alegria poder contar contigo e sua amizade.
Obrigada por ser nossa parceira, te amamos e estamos cheios de saudades. @marcelacozatti @eloisavitz #20anosgrupogattu #teatrodosol 
💖💖💖
“Dia Nacional do Teatro” Viva a arte, viva a v “Dia Nacional do Teatro”
Viva a arte, viva a vida e que em breve possamos celebrar no palco e com público!

(Fotos de repertório acervo Grupo Gattu) @eloisavitz #teatrodosol #teatro #diadoteatro #arte #sp #brasil #20anosgrupogattu
“A Falecida” foi o 5º espetáculo de Nelson R “A Falecida” foi o 5º espetáculo de Nelson Rodrigues produzido pelo Grupo Gattu, coletivo artístico brasileiro que há mais tempo realiza pesquisa cênica sobre o autor, sob a direção de Eloisa Vitz, mulher que mais dirigiu espetáculos de Nelson na história.
Vencedor do 4ª Edição do Prêmio Zé Renato, a montagem foi um estrondoso sucesso de público e crítica, estando em cartaz por 9 meses, sempre com apresentações lotadas no Teatro do Sol e no Teatro Artur Azevedo. Vencedor do Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Atriz Coadjuvante (Miriam Jardim) e o reconhecimento de Melhor Atriz (Eloisa Vitz) e Melhor Ator (Daniel Gonzales) também no mesmo Prêmio.
Assombrada pela moral e fascinada pela ideia fixa de morte purificadora, Zulmira percorre funerárias planejando seu próprio enterro com pompas e cerimônias. A fim de se igualar a castidade de sua prima, desafia sua família e contraria seu marido, um homem desempregado e igualmente fanático, mas por futebol.

“A Falecida”, pelo olhar do Grupo Gattu, é repleta de desejo, sensualidade e provocações com um humor delicioso onde o riso se funde com a dentada. Para assistir, acesse o canal do Grupo Gattu no youtube.
As fotos são de @jerenunesjesus e @claudinei_nakasone
Amor, energia, potência, técnica , excelênci Amor, energia, potência, técnica , excelência, preciosismo, brilhantismo, generosidade, humanidade, resiliência, resistência, garra e claro,  dona de uma beleza estonteante...
Falemos  hoje da musa do Teatro Brasileiro: Eloisa Vitz !!!
Fundou o Grupo Gattu em 2000, compartilhando seus conhecimentos teóricos e práticos com o coletivo. Profissionalizando-os e construindo uma linda história de amor pelo ofício e compromisso social! 
Eloisa é extraordinária , transborda uma paixão genuína pelos Palcos e pelas Artes. É empreendedora, dramaturga premiada, diretora e atriz com maestria!
Disciplinada e estudiosa conduz com o esmero suas encenações, com refinada construção das suas personagens, tem um domínio técnico da piada e do drama, de cair o queixo , telentosa, carismática, pontual, elegante, gentil, divertida e sempre perfumada.
Como parceira de cena é a delicadeza em pessoa, criativa, generosa e cuidadosa.
É uma aventura de tirar o fôlego contracenar com Elô e uma Volúpia Sagrada dividir o palco com essa Deusa de olhos cristalinos que ilumina e encanta os nossos dias no Teatro do Sol.
São 20 anos de Grupo Gattu, e seguimos com coragem e inspirados por essa “Mulher à frente de seu tempo”, que valoriza cada ser humano, no palco, na plateia e na vida! 
Vamos celebrar  o Teatro e a trajetória de nossa diretora! Te amamos Elô! @eloisavitz 

Fotos: 
Foto 1 - Pessoal - Eduardo Nomoto
Foto 2 - “A Importância de ser fiel” Oscar Wilde Direção Eduardo Tolentino de Araújo Grupo Tapa @grupotapa 
Foto 3 - “Baby Sitter” texto de René de Olbadia tradução de Clara Carvalho 
Direção Marcelo Marcus Fonseca Teatro do Incêndio - Bob Souza @teatrodoincendio @bobsousa 
Foto 4 - “Reino II” texto e direção de Eloisa Vitz - Renato Rebizzi @renatorebizzi_photo 
Foto 5 - “ Fortuna” texto e direção de Eloisa Vitz - Lenise Pinheiro @lenise.pinheiro 
Foto 6 - “A Falecida” de Nelson Rodrigues direção Eloisa Vitz - Claudinei Nakasone @claudinei_nakasone #20anosgrupogattu #teatrodosol
“A Serpente” foi a 4º montagem rodrigueana do “A Serpente” foi a 4º montagem rodrigueana do Grupo Gattu que mergulha na densidade deste que foi o último espetáculo escrito por Nelson Rodrigues, definido por ele mesmo como "puro músculo". 
A montagem foi um grande sucesso estando em cartaz no Teatro Gil Vicente, no Teatro Ruth Escobar e inaugurou o Espaço Cultural Casa e Teatro Grupo Gattu. Selecionada para participar do Festivale (Festival Nacional de Teatro de São José dos Campos). E convidada também pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo a integrar a “Mostra Agosto 100 Nelson” em comemoração ao centenário de nascimento deste grande autor.
As irmãs Guida e Lígia vivem no mesmo apartamento com seus respectivos maridos, Paulo e Décio. Íntimas e muito próximas casaram-se no mesmo dia. Lígia, infeliz no casamento e ainda virgem, ameça se matar após sua separação. Guida, para preservar a vida da irmã, oferece à ela uma noite com seu marido. O conflito gerado pelas irmãs e o marido de Guida colocam todos a beira do abismo.

Para abordar a profundidade deste enredo, a direção precisa de Eloisa Vitz utiliza da linguagem do Realismo Fantástico, potencializando a obssessão provocada pelo ciúmes. Técnicas de arame (corda bamba circense) foram utilizadas como laboratório para experimentação da continuidade em meio ao desequilíbrio. A inspiração estética do espetáculo vem de Rob Gonsales onde as ilusões interagem entre o mundo real e o imaginário absorvido pelo cenário composto por escadas móveis, uma cama e um gira-gira, que estão constantemente em transformação. Trilha sonora do impressionista de Debussy trouxe potência ao desejo sem controle e a pulsão de vida (e morte).
Assista o espetáculo no nosso canal no youtube! As fotos são da talentosa e querida amiga @adonamanda @eloisavitz #teatrodosol #nelsonrodrigues #20anosgrupogattu
Quarta de Orgulho Gattu ✨ Elvira Gentil é atriz Quarta de Orgulho Gattu ✨
Elvira Gentil é atriz, diretora, crítica, dramaturga e professora formada na Escola de Arte Dramática (EAD) na turma de 1963/1964, fez o Curso de Preparação de Ator dentro do método de Stanislavski, com Eugênio Kusnet, além de ser estagiária no Curso de Teatro no H. B. Stúdio, em Nova Iorque/USA. Já Afonso Gentil é ator, diretor, crítico, dramaturgo professor e contador. Formado como ator, pela Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD), na turma de 1964.
Estes dois ícones do teatro brasileiro  têm trajetórias que se mesclam com a própria história das Artes Cênicas no país. Ambos vieram do interior de São Paulo (ele de Sorocaba e ela de Votorantim) para a capital tiveram contato com nomes como Procópio Ferreira, Alfredo Mesquita, Gianfrancesco Guarnieri, Antunes Filho, entre muito outros. Afonso tem como discípulo Antônio Fagundes.  Elvira, em 1973 ganhou o prêmio de Diretora Revelação da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) pela peça “Mais Quero Asno Que Me Carregue, Que Cavalo Que Me Derrube”.
Os dois foram jurados dos principais Festivais de Teatro do país, bem como escreveram críticas canais mais prestigiados da categoria. Assistiram centenas de espetáculos e são verdadeiros símbolos de uma vida dedicada à paixão pelo palco.
Elvira foi curadora do Festival Ibero Americano de Teatro e nos honrou com sua seleção. Já Afonso foi durante muito anos colaborador site Aplauso Brasil, desde de seu inicio quando este ainda era hospedado pelo portal IG. Acompanham os trabalhos do Grupo Gattu há muitos anos, sempre com olhar atento, perspicaz e de quem ama a pesquisa teatral. Foi Afonso que disse que Eloisa Vitz é a comadre de Nelson Rodrigues, junto com Antunes Filho, que era seu compadre. E essas doces palavras nos motivaram ainda mais a seguir nossa pesquisa deste autor, o qual somos apaixonados.
Elvira e Afonso, são dois gigantes do teatro nacional e devem ser reverenciados por sua brilhante trajetória, dedicação e legado para as Artes Cênicas no Brasil. Semtimos muita a falta de vocês e os admiramos muito pelo trabalho, empenho e pelo que vocês representam para os palcos deste país.
Nosso tbt de hoje: Boca de Ouro foi o terceiro es Nosso tbt de hoje: 
Boca de Ouro foi o terceiro espetáculo de Nelson Rodrigues encenado pelo Grupo Gattu sob a direção de Eloísa Vitz, mulher que mais dirigiu espetáculos do autor na história e com o coletivo artístico que há mais tempo realiza pesquisa cênica sobre sua obra no país.
Figurou na lista dos 10 melhores espetáculos em cartaz eleitos pela Revista Veja. E foi escolhido um dos representantes brasileiros no Festival Ibero Americano de Teatro realizado no Memorial da América Latina.
O sonho de ascensão social e de se transformar em um mito em sua comunidade faz um bicheiro carioca trocar seus dentes sadios por uma dentadura de ouro. Após seu assassinato, o jornalista Caveirinha ganha a missão de investigar a vida do contraventor a partir do depoimento de uma de suas amantes, Dona Guigui. A narrativa se desenvolve a partir de três versões, em flashback, de um assassinato cometido por Boca de Ouro envolvendo o casal Celeste e Leleco. 

O espetáculo apresentou vários recursos para imprimir ritmo e ação à montagem com compasso forte sob a direção precisa de @eloisavitz. Com trilha sonora original composta especialmente para o espetáculo e executada pelos músicos ao vivo, Boca de Ouro do Grupo Gattu é um thriller policial cinematográfico cheio de desejos e genuinamente brasileiro.
Para assistir acesse o canal do Grupo Gattu no youtube. As fotos são da maravilhosa @lenise.pinheiro
Mais posts Siga o Grupo Gattu no Insta

Calendário

fevereiro 2021
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« out    

Páginas

  • A Bela e a Fera
  • A Falecida
  • A Roupa Nova do Rei
  • A Serpente
  • Amor
  • Auto da Barca do Inferno
  • Boca de Ouro
  • Cinderela
  • Contato
  • Críticas
  • Críticas 2
  • Cursos
  • Direção
  • Dorotéia
  • Elenco
  • Finalizar compra
  • Fortuna
  • Frisante
  • Glória
  • Graça
  • Grupo
  • Loja
  • Minha conta
  • Novidades
  • Patrocine
  • Rapunzel
  • Reino
  • Reino 2
  • Repertório
  • Responsabilidade Social
  • Viúva, porém honesta
  • Viva Artur Azevedo

grupogattu

grupogattu
Hoje é Dia do Livro! Para comemorar recomendamos Hoje é Dia do Livro! Para comemorar recomendamos a leitura dos 8 livros da dramaturga Eloisa Vitz, já encenados pelo Grupo Gattu. São os infantis: “Rapunzel”, “Cinderela” e “Bela e a Fera”. As comédias: “Reino” e “Reino 2”. E a tetralogia filosófica: “Amor”, “Fortuna”, “Graça” e “Glória”!
Ler é viver uma aventura! É um mergulho de cabeça na imaginação! Compartilhe conosco dessa alegria!!
Para adquirí-los entre em contato nas nossas redes sociais ou pelo telefone (11)3791.2023 
@eloisavitz 
#grupogattu20anos #grupogattu #teatrodosol #diadolivri
O Teatro Alfredo Mesquita é um espaço adoráv O Teatro Alfredo Mesquita é um espaço adorável e que é nosso vizinho e irmão da região de Santana. Lá realizamos as bem sucedidas temporadas de “Fortuna” (com texto e direção de Eloísa Vitz) em 2017, “Boca de Ouro” e “A Serpente” (ambas com texto de Nelson Rodrigues e também dirigidas por Vitz, a mulher que mais dirigiu espetáculos deste autor no país) dentro do Festival Agosto Cem Nelson, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura em 2012, em comemoração ao centenário de nascimento de Nelson Rodrigues.
Nossa vivência neste teatro foi uma experiência deliciosa! Um local tão bem administrado, com uma equipe competente e acolhedora! A sala de espetáculos bem equipada, aconchegante e os camarins um primor. Enfim, uma preciosidade!
O Teatro Alfredo Mesquita foi inaugurado no dia 1 de dezembro de 1988 e é uma homenagem póstuma ao fundador da Escola de Arte Dramática (EAD) Alfredo Mesquita. Este também é outro vínculo que temos com o lugar, pois Eloisa Vitz, dramaturga, atriz, diretora e fundadora do Grupo Gattu foi aluna desta que é  uma das melhores (se não a melhor) escolas de formação de atores do Brasil! 
Aproveitamos este post para mandar um abraço aos nossos amigos e irmãos, representados aqui por @niltinhobicudo um homem de teatro com multitalentos e que admiramos muito! Enfim, todos os queridos que formam essa equipe maravilhosa no Teatro Alfredo Mesquita e agradecer pela acolhida, a competência e parceria!
#grupogattu20anos #grupogattu #teatroalfredomesquita #teatrodosol #teatro
Feliz dias dos Professores! @miriam_jardim_ @jtn.n Feliz dias dos Professores! @miriam_jardim_ @jtn.nunes 
#grupogattu20anos #teatrodosol #grupogattu
Sempre iniciamos nossos ensaios com uma leitura. A Sempre iniciamos nossos ensaios com uma leitura. A dramaturga, atriz, diretora e fundadora do Grupo Gattu Eloísa Vitz @eloisavitz é apaixonada por literatura e nos contagiou ainda mais com seu amor pelos livros e seus autores. Hoje falaremos de Ferreira Gullar que é um grande escritor e uma grande referência para nós do Grupo Gattu. É considerado um dos mais importantes poetas brasileiros. Consagrou-se na busca do aperfeiçoamento da própria voz literária e colabora com nossa pesquisa de desenvolvimento de uma linguagem autêntica, sensível, de diálogo direto com o público que seja ao mesmo tempo acessível, de excelência artística e contundente. 
Ferreira Gullar define que a poesia é um modo de inventar a vida. Para ele, o poema é algo que as circunstâncias determinam e que surge a partir de uma descoberta inesperada. Esta definição para nós é também um caminho para transformar a cena em algo vivo, surpreendente e cheio de frescor – trazendo a vida para nossos adorados personagens. 
Poeta, crítico de arte, biógrafo e ensaísta, publicou dezenas de livros. Foi agraciado com  o Prêmio Luís de Camões, o Prêmio Jabuti e desde 2014 é membro na Academia Brasileira de Letras.
A obra de Ferreira Gullar é apaixonante e por ela somos apaixonados! Abaixo um trecho do poema “Detrás do Rosto”:

Você vai rir se lhe disser
que estou cheio de flor e passarinho
que nada
do que amei na vida se acabou:
e mal consigo andar
tanto isso pesa.
(...)
Só disponho de meu corpo
para operar o milagre
esse milagre
que a vida traz
e záz
dissipa às gargalhadas.

#grupogattu20anos #teatrodosol #grupogattu #ferreiragullar
“A Amizade é a coisa mais maneira que tem. Quem “A Amizade é a coisa mais maneira que tem. Quem tem amigos, tem tudo!”

(Trecho do livro Cinderela de @eloisavitz ) 

☀️🍭🍫🍩🍬🍰🍪🍿🧁🍦🍯 

Feliz dia das Crianças! 
E que em breve possamos estar no Teatro do Sol juntinhos novamente! 
 
#teatrodosol #crianças #teatro #sp #brasil @grupogattu #20anosgrupogattu
✨Quartas Inspiradas ✨ Hilda Hilst é uma grand ✨Quartas Inspiradas ✨
Hilda Hilst é uma grande inspiração para o Grupo Gattu. A escritora ficou especialmente conhecida pelos seus versos apaixonados. E essa paixão que ela tanto coloca em suas obras nós transportamos para o palco de forma a fazer do teatro uma poesia viva. 
Hilda foi poeta, ficcionista, cronista, dramaturga e uma grande artesã da palavra, extraindo beleza de cada letra, sendo capaz de expressar toda a vastidão da alma humana. É considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa. Esta admirável mulher é uma grande referência para o Grupo Gattu - dirigido por outra mulher maravilhosa, a multitalentos Eloísa Vitz. 
Hilst formou-se em Direito e, a partir de 1954, passou a se dedicar exclusivamente à literatura. Outro ponto de convergência entre a poeta e o Grupo Gattu é que em 1965, mudou-se para a Casa do Sol, em Campinas, onde mergulhou de vez no universo das palavras. Ela viveu na Casa do Sol, e nós habitamos nosso amado Teatro do Sol.
Provocadora, questionadora, de um delicioso humor mordaz, autora de prosa e poesia, Hilda sempre nos acompanha em nossos espetáculos, nos sensibilizando e nutrindo de poesia, desejo e dedicação para fazer das nossas obras inovadoras, inventivas, cheias de humor, amor e de delicadeza contundente.
Para finalizar um pequeno poema de Hilda para demonstrar a força e potência de sua obra: 
“Quem és? Perguntei ao desejo.
Respondeu: lava. Depois pó. Depois nada”

#grupogattuteatro #grupogattu20anos #teatrodosol #eloisavitz
Da série parceiros incríveis hoje falaremos da Da série parceiros incríveis hoje falaremos da personificação da alegria e do entusiasmo, ele o mito, o gigante, o bravo... Lucas Laurentino  @laurentinolucas 
Formado em Produção de Áudio Visual pela Unip , trabalha na Televisão desde 2007
Ele dá um show de audiência, não há  quem não se encante com o seu alto astral e energia contagiante. 
Atualmente esbanja sua excelência na CNN como Coordenador de Programação.
Apaixonado por jornalismo, principalmente o esportivo, aliás esporte é com ele mesmo! 
Se comparado à uma partida de futebol podemos dizer que Lucas é o Capitão que cativa , o narrador que faz você perder o fôlego, a torcida mais entusiasmada do universo, Lucas é a taça da copa do mundo .
E nós temos a honra de tê-lo irradiando seu brilhantismo dourado que tanto versa com o nosso Sol.
Cervejeiro , Companheiro sempre presente , ele é o nosso Presente!
Já chega colaborando , buscando ou levando um jornalista ou um crítico, servindo uma espumante, um cafezinho...
Divertido, alegre, sempre sorrindo 
Dançando e celebrando com a gente 
Nos incentiva e está sempre conosco
Nosso amigo iluminado, nosso menino dourado.
Estamos cheios de saudades , te amamos! @grupogattu @eloisavitz #20anosgrupogattu
Teatro Artur Azevedo é localizado no bairro da Mo Teatro Artur Azevedo é localizado no bairro da Mooca, zona leste da cidade de São Paulo onde em setembro de 2018 realizamos uma bem sucedida temporada do espetáculo "A Falecida" de Nelson Rodrigues, com direção de Eloisa Vitz, mulher que mais dirigiu espetáculos deste autor no país. 
Tivemos uma vivência adorável por lá, onde TODAS as sessões durante a temporada tiveram os ingressos esgotados!
Inaugurado em 1952 e tombado pelo CONPRESP em 1992, este por ser um representante significativo da arquitetura paulistana da década de 1950.
Seu nome homenageia o poeta e dramaturgo Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo, autor que também admiramos demais e temos uma extensa pesquisa dentro do Projeto "Viva Artur Azevedo" com a realização de estudo teórico, prático e uma série de palestras que tratam sobre sua vida e obra. Para conhecer mais este projeto, visite o Canal do Grupo Gattu no youtube. Eloisa Vitz @eloisavitz #teatrodosol #20anosgrupogattu
✨Quartas Inspiradas✨ Pina Bausch, a renomada c ✨Quartas Inspiradas✨
Pina Bausch, a renomada coreógrafa e bailarina alemã é uma grande referência para o Grupo Gattu. Conhecida mundialmente por ser fundamental na dança contemporânea e para expressividade nas artes da cena, Pina Bausch, assim como o Grupo Gattu, sempre esteve investigando a excelência artística associada à uma linguagem inovadora. E ambos grupos dirigidos por MULHERES!
Desenvolveu (como nós) um trabalho de continuidade retratando o universo humano nos seus mais diversos aspectos realizada através de uma pesquisa inovadora, repleta de poesia e embuída de verdade.
Pina sempre buscou retratar estados emocionais primitivos do ser humano, inspirando-se nos movimentos presentes nas artes plásticas e no cinema. As obras do Grupo Gattu também partem dessas referências  de todos os universos das artes. 
O Grupo Gattu e o grupo de bailarinos-intérpretes de Pina são compostos de pessoas que representam um verdadeiro mosaico de singularidades. E essa é mais uma das formas de dialogar diretamente com o público! Amamos Pina Bausch e seu trabalho! Este post é também uma homenagem a essa fantástica artista que tanto colabora com a nossa pesquisa! Evoé! ✨
Da série parceiros incríveis... Hoje o nosso pos Da série parceiros incríveis...
Hoje o nosso post cheio de amor vai para ela , a Divina ,Divertida, Dinâmica, Distinta,"Dilícia" ,"Dimais", a nossa Di di di di diê :
Diomar Félix , o nome dessa Deusa é de origem germânica e significa aquela que é "famosa", "popular" , podemos acrescentar  cheia de brilho por natureza, ela é pura luz.
Nossa amiga e parceira há quase 20 anos , dona de um sorriso contagiante e uma alegria arrebatadora digna de rainha de escola de samba .
Conhecida por sua doçura e atenção Di é uma fortaleza de mulher!
Quando ela chega no Teatro do Sol tudo fica mais reluzente e ela com seu charme acolhe conosco nosso público!
Sempre presente compartilhando conosco sua energia positiva e o seu carinho aconchegante .
Um encanto em nossas vidas.
Quantas saudades !!!
Obrigada por ser essa parceira e nos brindar com a sua encantadora existência!
Te amamos! ❤️
Desejamos à todos uma boa semana !!! Estamos che Desejamos à todos uma boa semana !!!
Estamos cheios de saudades, vai passar e resurgiremos mais fortes do que nunca ! Voz @vidottolaura poema @liliperes0104 @grupogattu @eloisavitz 

#teatrodosol
#grupogattu20anos
Teatro do Sol foi idealizado pelo Grupo Gattu e ge Teatro do Sol foi idealizado pelo Grupo Gattu e gerido por nós desde 2013. Antes uma escola de yoga, o espaço locado foi construído passo a passo para abrigar uma encantadora sala de espetáculos. Cada melhoria foi fruto de muito empenho, paixão e constância do Grupo Gattu e só puderam ser feitas através da gestão da atriz, diretora e dramaturga Eloísa Vitz, fundadora e diretora do grupo. Seguimos zelando, equipando quando possível e olhando para esse espaço de trocas artísticas com todo carinho. 
Hoje contamos com uma plateia aconchegante, um charmoso foyer, camarim para até 9 pessoas e um palco equipado através de muito comprometimento e resistência para trazer a excelência artística que o público tanto merece. 
Esse encanto de Teatro é tão vocacionado em seu talento que foi, inclusive, indicado ao 30º Prêmio Shell na categoria Inovação graças ao trabalho do Grupo Gattu de constante atividade artística em diálogo direto com a plateia da Zona Norte de São Paulo! E nos encheu (e ainda nos enche) de orgulho! 
O Teatro do Sol é adaptado para receber os diferentes perfis públicos (crianças, jovens, adultos e idosos). Empenhados com nossa responsabilidade social recebemos, além do público espontâneo regular, pessoas em vulnerabilidade social. Temos também uma cadeira que permite o acesso a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida e banheiro com barras de acesso. Fazemos sessões dos espetáculos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas. E somos um dos poucos (senão único) teatros que contam ainda com uma maquete tátil para que o público cego possa conhecer cada detalhe dessa adorável sala de espetáculos. Isso para fazer sempre o melhor para vocês, nosso amado público! Pois amamos arte e cultura e fazemos teatro para todos!
Venha nos visitar quando tudo isso passar! Como sempre será uma alegria receber vocês! ✨#teatrodosol #20anosgrupogattu
Quartas feiras inspiradas ✨ Ariane Mnouchkine e Quartas feiras inspiradas ✨
Ariane Mnouchkine e seu Theatre du Soleil são uma grande inspiração para o Grupo Gattu. Eles, assim como nós, são um grupo de teatro de caráter continuado e com uma pesquisa sólida em artes cênicas. E também são dirigidos por uma mulher! 
E as proximidades continuam! Nosso Teatro do Sol ganhou esse nome porque em uma de suas janelas temos uma incidência de luz solar que é quase como um foco de luz natural. E o Theatre du Soleil, fundado em 1964 em uma antiga fábrica de munições, também aproveitava da luz do Sol em suas encenações. E ambos coletivos de artistas trabalham para trazer para o público o que existe de melhor no Teatro!
E como é lindo vê-los recepcionando a plateia. Assim como fazem nossos irmãos franceses recebemos você, nosso amado público, com um sorriso no rosto, um cafezinho e a certeza de que é um visitante muito querido nosso! 
Sobre isso Ariane Mnouuckine diz: “O Teatro é feito de encontros. Há momentos em que você precisa ser guiado e há momentos em que você deve guiar. O que comove é quando o ator por um momento promove o verdadeiro encontro entre a verdade e a poesia”.
Por isso, quando as portas do Teatro do Sol estiverem novamente abertas, estaremos aguardando vocês também de braços abertos, para vivermos nossos encontros com mais momentos teatrais, onde a verdade dá às mãos a poesia!
Da série parceiros incríveis... Nossa homenage Da série parceiros incríveis...
Nossa homenagem de hoje vai para a Bióloga Marcela Cozatti
Formada em Ciências  Biológicas na Instituição de Ensino Universidade São Judas Tadeu USJT . Especialista em pássaros e amante da natureza.
É nossa amiga e parceira há mais de 10 anos , sempre adorável e iluminada.
Ma, Mama, Menina Marcela é quem segura nossa mão na estreia e diz que vai dar tudo certo , dona de um sorriso astuto e olhos sempre atentos.
Uma menina mulher cheia de vida e alegria, uma mulher incrível que traz em sua essência a inteligência, sagacidade , humanidade, proatividade e a fortaleza de quem veio nesse mundo para somar , construir e ir além sempre!
Que alegria poder contar contigo e sua amizade.
Obrigada por ser nossa parceira, te amamos e estamos cheios de saudades. @marcelacozatti @eloisavitz #20anosgrupogattu #teatrodosol 
💖💖💖
“Dia Nacional do Teatro” Viva a arte, viva a v “Dia Nacional do Teatro”
Viva a arte, viva a vida e que em breve possamos celebrar no palco e com público!

(Fotos de repertório acervo Grupo Gattu) @eloisavitz #teatrodosol #teatro #diadoteatro #arte #sp #brasil #20anosgrupogattu
“A Falecida” foi o 5º espetáculo de Nelson R “A Falecida” foi o 5º espetáculo de Nelson Rodrigues produzido pelo Grupo Gattu, coletivo artístico brasileiro que há mais tempo realiza pesquisa cênica sobre o autor, sob a direção de Eloisa Vitz, mulher que mais dirigiu espetáculos de Nelson na história.
Vencedor do 4ª Edição do Prêmio Zé Renato, a montagem foi um estrondoso sucesso de público e crítica, estando em cartaz por 9 meses, sempre com apresentações lotadas no Teatro do Sol e no Teatro Artur Azevedo. Vencedor do Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Atriz Coadjuvante (Miriam Jardim) e o reconhecimento de Melhor Atriz (Eloisa Vitz) e Melhor Ator (Daniel Gonzales) também no mesmo Prêmio.
Assombrada pela moral e fascinada pela ideia fixa de morte purificadora, Zulmira percorre funerárias planejando seu próprio enterro com pompas e cerimônias. A fim de se igualar a castidade de sua prima, desafia sua família e contraria seu marido, um homem desempregado e igualmente fanático, mas por futebol.

“A Falecida”, pelo olhar do Grupo Gattu, é repleta de desejo, sensualidade e provocações com um humor delicioso onde o riso se funde com a dentada. Para assistir, acesse o canal do Grupo Gattu no youtube.
As fotos são de @jerenunesjesus e @claudinei_nakasone
Amor, energia, potência, técnica , excelênci Amor, energia, potência, técnica , excelência, preciosismo, brilhantismo, generosidade, humanidade, resiliência, resistência, garra e claro,  dona de uma beleza estonteante...
Falemos  hoje da musa do Teatro Brasileiro: Eloisa Vitz !!!
Fundou o Grupo Gattu em 2000, compartilhando seus conhecimentos teóricos e práticos com o coletivo. Profissionalizando-os e construindo uma linda história de amor pelo ofício e compromisso social! 
Eloisa é extraordinária , transborda uma paixão genuína pelos Palcos e pelas Artes. É empreendedora, dramaturga premiada, diretora e atriz com maestria!
Disciplinada e estudiosa conduz com o esmero suas encenações, com refinada construção das suas personagens, tem um domínio técnico da piada e do drama, de cair o queixo , telentosa, carismática, pontual, elegante, gentil, divertida e sempre perfumada.
Como parceira de cena é a delicadeza em pessoa, criativa, generosa e cuidadosa.
É uma aventura de tirar o fôlego contracenar com Elô e uma Volúpia Sagrada dividir o palco com essa Deusa de olhos cristalinos que ilumina e encanta os nossos dias no Teatro do Sol.
São 20 anos de Grupo Gattu, e seguimos com coragem e inspirados por essa “Mulher à frente de seu tempo”, que valoriza cada ser humano, no palco, na plateia e na vida! 
Vamos celebrar  o Teatro e a trajetória de nossa diretora! Te amamos Elô! @eloisavitz 

Fotos: 
Foto 1 - Pessoal - Eduardo Nomoto
Foto 2 - “A Importância de ser fiel” Oscar Wilde Direção Eduardo Tolentino de Araújo Grupo Tapa @grupotapa 
Foto 3 - “Baby Sitter” texto de René de Olbadia tradução de Clara Carvalho 
Direção Marcelo Marcus Fonseca Teatro do Incêndio - Bob Souza @teatrodoincendio @bobsousa 
Foto 4 - “Reino II” texto e direção de Eloisa Vitz - Renato Rebizzi @renatorebizzi_photo 
Foto 5 - “ Fortuna” texto e direção de Eloisa Vitz - Lenise Pinheiro @lenise.pinheiro 
Foto 6 - “A Falecida” de Nelson Rodrigues direção Eloisa Vitz - Claudinei Nakasone @claudinei_nakasone #20anosgrupogattu #teatrodosol
“A Serpente” foi a 4º montagem rodrigueana do “A Serpente” foi a 4º montagem rodrigueana do Grupo Gattu que mergulha na densidade deste que foi o último espetáculo escrito por Nelson Rodrigues, definido por ele mesmo como "puro músculo". 
A montagem foi um grande sucesso estando em cartaz no Teatro Gil Vicente, no Teatro Ruth Escobar e inaugurou o Espaço Cultural Casa e Teatro Grupo Gattu. Selecionada para participar do Festivale (Festival Nacional de Teatro de São José dos Campos). E convidada também pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo a integrar a “Mostra Agosto 100 Nelson” em comemoração ao centenário de nascimento deste grande autor.
As irmãs Guida e Lígia vivem no mesmo apartamento com seus respectivos maridos, Paulo e Décio. Íntimas e muito próximas casaram-se no mesmo dia. Lígia, infeliz no casamento e ainda virgem, ameça se matar após sua separação. Guida, para preservar a vida da irmã, oferece à ela uma noite com seu marido. O conflito gerado pelas irmãs e o marido de Guida colocam todos a beira do abismo.

Para abordar a profundidade deste enredo, a direção precisa de Eloisa Vitz utiliza da linguagem do Realismo Fantástico, potencializando a obssessão provocada pelo ciúmes. Técnicas de arame (corda bamba circense) foram utilizadas como laboratório para experimentação da continuidade em meio ao desequilíbrio. A inspiração estética do espetáculo vem de Rob Gonsales onde as ilusões interagem entre o mundo real e o imaginário absorvido pelo cenário composto por escadas móveis, uma cama e um gira-gira, que estão constantemente em transformação. Trilha sonora do impressionista de Debussy trouxe potência ao desejo sem controle e a pulsão de vida (e morte).
Assista o espetáculo no nosso canal no youtube! As fotos são da talentosa e querida amiga @adonamanda @eloisavitz #teatrodosol #nelsonrodrigues #20anosgrupogattu
Quarta de Orgulho Gattu ✨ Elvira Gentil é atriz Quarta de Orgulho Gattu ✨
Elvira Gentil é atriz, diretora, crítica, dramaturga e professora formada na Escola de Arte Dramática (EAD) na turma de 1963/1964, fez o Curso de Preparação de Ator dentro do método de Stanislavski, com Eugênio Kusnet, além de ser estagiária no Curso de Teatro no H. B. Stúdio, em Nova Iorque/USA. Já Afonso Gentil é ator, diretor, crítico, dramaturgo professor e contador. Formado como ator, pela Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD), na turma de 1964.
Estes dois ícones do teatro brasileiro  têm trajetórias que se mesclam com a própria história das Artes Cênicas no país. Ambos vieram do interior de São Paulo (ele de Sorocaba e ela de Votorantim) para a capital tiveram contato com nomes como Procópio Ferreira, Alfredo Mesquita, Gianfrancesco Guarnieri, Antunes Filho, entre muito outros. Afonso tem como discípulo Antônio Fagundes.  Elvira, em 1973 ganhou o prêmio de Diretora Revelação da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) pela peça “Mais Quero Asno Que Me Carregue, Que Cavalo Que Me Derrube”.
Os dois foram jurados dos principais Festivais de Teatro do país, bem como escreveram críticas canais mais prestigiados da categoria. Assistiram centenas de espetáculos e são verdadeiros símbolos de uma vida dedicada à paixão pelo palco.
Elvira foi curadora do Festival Ibero Americano de Teatro e nos honrou com sua seleção. Já Afonso foi durante muito anos colaborador site Aplauso Brasil, desde de seu inicio quando este ainda era hospedado pelo portal IG. Acompanham os trabalhos do Grupo Gattu há muitos anos, sempre com olhar atento, perspicaz e de quem ama a pesquisa teatral. Foi Afonso que disse que Eloisa Vitz é a comadre de Nelson Rodrigues, junto com Antunes Filho, que era seu compadre. E essas doces palavras nos motivaram ainda mais a seguir nossa pesquisa deste autor, o qual somos apaixonados.
Elvira e Afonso, são dois gigantes do teatro nacional e devem ser reverenciados por sua brilhante trajetória, dedicação e legado para as Artes Cênicas no Brasil. Semtimos muita a falta de vocês e os admiramos muito pelo trabalho, empenho e pelo que vocês representam para os palcos deste país.
Nosso tbt de hoje: Boca de Ouro foi o terceiro es Nosso tbt de hoje: 
Boca de Ouro foi o terceiro espetáculo de Nelson Rodrigues encenado pelo Grupo Gattu sob a direção de Eloísa Vitz, mulher que mais dirigiu espetáculos do autor na história e com o coletivo artístico que há mais tempo realiza pesquisa cênica sobre sua obra no país.
Figurou na lista dos 10 melhores espetáculos em cartaz eleitos pela Revista Veja. E foi escolhido um dos representantes brasileiros no Festival Ibero Americano de Teatro realizado no Memorial da América Latina.
O sonho de ascensão social e de se transformar em um mito em sua comunidade faz um bicheiro carioca trocar seus dentes sadios por uma dentadura de ouro. Após seu assassinato, o jornalista Caveirinha ganha a missão de investigar a vida do contraventor a partir do depoimento de uma de suas amantes, Dona Guigui. A narrativa se desenvolve a partir de três versões, em flashback, de um assassinato cometido por Boca de Ouro envolvendo o casal Celeste e Leleco. 

O espetáculo apresentou vários recursos para imprimir ritmo e ação à montagem com compasso forte sob a direção precisa de @eloisavitz. Com trilha sonora original composta especialmente para o espetáculo e executada pelos músicos ao vivo, Boca de Ouro do Grupo Gattu é um thriller policial cinematográfico cheio de desejos e genuinamente brasileiro.
Para assistir acesse o canal do Grupo Gattu no youtube. As fotos são da maravilhosa @lenise.pinheiro
Mais posts Siga o Grupo Gattu no Insta
Gattu
  • Grupo
    • Direção
    • Elenco
  • Novidades
  • Responsabilidade Social
  • Patrocine
  • Repertório
    • A Roupa Nova do Rei
    • Glória
    • A Bela e a Fera
    • Graça
    • A Falecida
    • Fortuna
    • Cinderela
    • Amor
    • Reino 2
    • Reino
    • Frisante
    • Rapunzel
    • A Serpente
    • Boca de Ouro
    • Dorotéia
    • Viúva, porém honesta
    • Auto da Barca do Inferno
    • Viva Artur Azevedo
  • Críticas
  • Contato